Ir direto para menu de acessibilidade.

Resultado do Edital CNPq Nº 09/2022 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ

O CNPq concede bolsas para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa científica e tecnológica, em universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e de formação profissional, tanto no Brasil como no exterior.

• Publicado: Segunda, 12 Dezembro 2022 08:20

As Bolsas PQ são concedidas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produção. Entre os critérios para a concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa.

Como o número é limitado a concorrência é muito grande. Essas bolsas são concedidas mediante edital publicado anualmente e o julgamento e a classificação das propostas são feitos nas seguintes etapas:

a) análise pela área técnica;

1. b) análise por consultores ad hoc;
  2. c) análise comparativa de mérito e classificação das propostas por Comitês de Assessoramento (CAs) específicos (http://www.cnpq.br/web/guest/criterios-de-julgamento/); e
  3. d) decisão final pela Diretoria, em função da disponibilidade financeira do CNPq.

Para ser Pesquisador 1 são necessários 8 (oito) anos, no mínimo, de doutorado por ocasião da implementação da bolsa e para ser Pesquisador 2 são necessários 3 (três) anos, no mínimo, de doutorado por ocasião da implementação da bolsa.

Para a categoria 1, o pesquisador será enquadrado em quatro diferentes níveis (A, B, C ou D), com base comparativa entre os seus pares e nos dados dos últimos 10 (dez) anos, entre eles o que demonstre capacidade de formação contínua de recursos humanos. Para a categoria 2, em que não há especificação de nível, será avaliada a produtividade do pesquisador, com ênfase nos trabalhos publicados e orientações, ambos referentes aos últimos 5 (cinco) anos.

registrado em: