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Informações Gerais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA
UACA-CTRN-UFCG- Campina Grade - PB

Coordenador: Carlos Antônio Costa dos Santos


Objetivo do Curso

O Programa de Pós-Graduação em Meteorologia destina-se à formação de Docentes, Pesquisadores e Profissionais especializados em Meteorologia, de acordo com o que dispões a Legislação Federal de Ensino Superior e da Universidade Federal de Campina Grande. O Curso de Mestrado e Doutorado em Meteorologia é oferecido utilizando-se da infra-estrutura material e humana da UFCG, localizada em Campina Grande, Estado da Paraíba. Veja Regulamento do Programa

Áreas de Concentração

1 - METEOROLOGIA DE MESO E GRANDE ESCALAS
Sub-áreas: Sinótica-Dinâmica da Atmosfera Tropical, Climatologia, Radiação e Sensoriamento Remoto.

2 - AGROMETEOROLOGIA E MICROMETOROLOGIA
Sub-áreas: Agrometeorologia, Micrometeorologia, Climatologia Agrícola, Necessidades Hídricas de Culturas.

Seleção, vagas e bolsas

A seleção é realizada na UFCG, em Campina Grande, por uma Comissão de 03 (três) professores do Curso, sendo cumulativamente eliminatório e classificatório para efeito do ingresso no Curso. O processo seletivo envolve análise de curriculum e histórico escolar, proposta de pesquisa (caso do doutorado) e cartas de referência. O número de vagas é definido em Edital e varia entre 5 a 10 para o doutorado e 10 a 15 para o mestrado. O Curso dispõe de bolsas do CNPq e CAPES.

Regime de Funcionamento

O Curso de Mestrado e Doutorado em Meteorologia é ministrado em regime de créditos (um crédito corresponde a 15 horas de aulas teóricas ou a 30 horas de aulas práticas). A frequência mínima exigida para atividades acadêmicas é de 85%. São oferecidos três períodos letivos anuais. O primeiro período normalmente começa na primeira semana de março

Requisitos para inscrição na seleção

Podem inscrever-se portadores de diploma de cursos em nível superior de Meteorologia, Agronomia, Engenharia, Física, ou a critério do Colegiado do Curso, de áreas afins. Os seguintes documentos devem ser anexados ao pedido de inscrição no processo de seleção ao Curso.

  • Requerimento padrão.
  • Fotocópia autenticada do diploma ou documento que comprove que o candidato se graduará até o início do curso.
  • Histórico escolar.
  • Curriculum vitae.
  • Projeto de pesquisa e Declaração do Orientador. (no caso de doutorado).
  • Quando for o caso, declaração da instituição de ensino superior em que trabalha atestando a inclusão do candidato no programa PICD, ou da empresa ou órgão indicando o candidato.
  • Fotocópias de documentos que comprovem estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, no caso do candidato ser brasileiro nato ou naturalizado.
  • Fotocópia autenticada do CPF e da carteira de identidade.
  • Formulário de inscrição devidamente preenchido.
  • Duas fotos (3x4 cm) recente.
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