Informações Gerais
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA
UACA-CTRN-UFCG- Campina Grade - PB
Coordenador: Prof. Madson Tavares Silva
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Objetivo do Curso
O Programa de Pós-Graduação em Meteorologia destina-se à formação de Docentes, Pesquisadores e Profissionais especializados em Meteorologia, de acordo com o que dispões a Legislação Federal de Ensino Superior e da Universidade Federal de Campina Grande. O Curso de Mestrado e Doutorado em Meteorologia é oferecido utilizando-se da infraestrutura material e humana da UFCG, localizada em Campina Grande, Estado da Paraíba. Veja Regulamento do Programa.
Áreas de Concentração
1 - METEOROLOGIA DE MESO E GRANDE ESCALAS
Sub-áreas: Sinótica-Dinâmica da Atmosfera Tropical, Climatologia, Radiação e Sensoriamento Remoto.
2 - AGROMETEOROLOGIA E MICROMETEOROLOGIA
Sub-áreas: Agrometeorologia, Micrometeorologia, Climatologia Agrícola, Necessidades Hídricas de Culturas.
Seleção, vagas e bolsas
A seleção é realizada na UFCG, em Campina Grande, por uma Comissão de 03 (três) professores do Curso, sendo cumulativamente eliminatório e classificatório para efeito do ingresso no Curso. O processo seletivo envolve análise de curriculum e histórico escolar, proposta de pesquisa (caso do doutorado) e cartas de referência. O número de vagas é definido em Edital e varia entre 5 a 10 para o doutorado e 10 a 15 para o mestrado. O Curso dispõe de bolsas do CNPq e CAPES.
Regime de Funcionamento
O Curso de Mestrado e Doutorado em Meteorologia é ministrado em regime de créditos (um crédito corresponde a 15 horas de aulas teóricas ou a 30 horas de aulas práticas). A frequência mínima exigida para atividades acadêmicas é de 85%. São oferecidos três períodos letivos anuais. O primeiro período normalmente começa na primeira semana de março
Requisitos para inscrição na seleção
Podem inscrever-se portadores de diploma de cursos em nível superior de Meteorologia, Agronomia, Engenharia, Física, ou a critério do Colegiado do Curso, de áreas afins. Os seguintes documentos devem ser anexados ao pedido de inscrição no processo de seleção ao Curso.
- Requerimento padrão.
- Fotocópia autenticada do diploma ou documento que comprove que o candidato se graduará até o início do curso.
- Histórico escolar.
- Curriculum vitae.
- Projeto de pesquisa e Declaração do Orientador. (no caso de doutorado).
- Quando for o caso, declaração da instituição de ensino superior em que trabalha atestando a inclusão do candidato no programa PICD, ou da empresa ou órgão indicando o candidato.
- Fotocópias de documentos que comprovem estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, no caso do candidato ser brasileiro nato ou naturalizado.
- Fotocópia autenticada do CPF e da carteira de identidade.
- Formulário de inscrição devidamente preenchido.
- Duas fotos (3x4 cm) recente.